Confira abaixo a lista de palestrantes confirmados

Prof. Dr. Flavio Bockmann (USP)

Concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo em 1998. Atualmente é Professor Doutor da Universidade de São Paulo. Publicou 21 artigos em periódicos especializados e 42 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 capítulos de livros e 1 livro publicados. Possui . Participou de 4 eventos no exterior e 25 no Brasil. Orientou 3 dissertações de mestrado, além de ter orientado 5 trabalhos de iniciação científica e 4 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Zoologia e Ecologia. Entre 1994 e 2003 participou de 2 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 1 destes. Atualmente participa de 5 projetos de pesquisa, sendo que coordena 1 destes. Atua na área de Zoologia, com ênfase em Ictiologia. Em suas atividades profissionais interagiu com 144 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Siluriformes, taxonomia, Análise Filogenética, Sistemática, Filogenia, Heptapteridae, Alto Rio Paraná, Família Pimelodidae, Anatomia e Pimelodidae.

Profa Dra. Tiana Kohlsdorf (USP)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1997), mestrado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Ciências (Fisiologia Geral) pela Universidade de São Paulo (2003). Realizou doutorado-sanduiche na Universidade de Harvard (EUA) em 2003, e pos-doutorado na Universidade de Yale (EUA; 2004-2006). Atualmente ocupa cargo de Professor Associado (Livre-docente) junto à Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo. É credenciada no Programa de Pós-graduação em Biologia Comparada (FFCLRP/USP) e no Programa de Pós-graduação em Biologia Celular e Molecular (FMRP/USP). Tem experiência nas áreas de Evolução, atuando principalmente nos seguintes temas: Evo-Devo e Eco-Evo-Devo, Eco-morfologia, Biomecânica, e Evolução molecular, morfológica e fisiológica.

Prof. Dr. Helio Silva (UFRRJ)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Zoologia - Museu Nacional Ufrj (1991) e doutorado em Systematics and Ecology pela University of Kansas, EUA (1998). Atualmente é professor associado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atua tanto na graduação (ministra disciplinas para o Curso de Ciências Biológicas e orienta de alunos em iniciação científica), como na Pós Graduação, com orientação de alunos de mestrado e doutorado. Realiza pesquisas nas áreas de inventários, história natural de anfíbios e répteis, morfologia e sistemática de anfíbios anuros, biogeografia e conservação.

Profa Dra. Janine Ziermann (Howard University College of Medicine)

Janine M. Ziermann é atualmente Professora Assistente na Howard University College of Medicine em Washington, DC, E.U.A. Concluiu seu doutorado na Alemanha com estudos acerca da evolução e desenvolvimento de musculatura cefálica de larvas de anfíbios. Realizou um pós-doutorado na Holanda, e um segundo nos E.U.A de modo a estudar a evolução e desenvolvimento de vertebrados. Sua pesquisa atual foca no desenvolvimento e evolução na área cardiofaríngea, focando também em estudos relacionados às patologias de defeitos congênitos associados à estas regiões anatômicas. Recebeu diversos prêmios internacionais por destaque em sua área de pesquisa, incluindo da “American Association of Anatomists (AAA)” e o Keith and Marions Moore Young Anatomist´s Publication Award (YAPA). É autora de mais de 30 trabalhos em revistas tais como Nature e Biological Reviews, além de ser autora de livros e capítulos de livros na área da morfologia comparada.

Dr. Lorian Cobra (UFRJ)

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2004), mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Zoologia - Museu Nacional - UFRJ (MN-UFRJ) (2007), e doutorado pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho - UFRJ com realização do doutorado-sanduíche no National Museum of Natural History, Smithsonian Institution, Washington, DC, EUA (NMNH-SI) (2011-2012), sob a supervisão da Drª Dove. Após o doutoramento, fez Pós-doutorado no NMNH-SI (2014-2016), colaborando com a Universidade Politécnica Virginia Tech, VA (VATech), e na Universidade de São Paulo (USP-RP), FFCLRP. Recebeu bolsa do CNPq durante a Iniciação Científica, Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado; foi bolsista do Programa de Cooperação Internacional CAPES/FULBRIGHT, durante o Doutorado-Sanduíche; foi bolsista do CNPq com bolsa PDE no Programa Ciências sem Fronteiras; foi também bolsista PNPD da CAPES. Tem experiência nas áreas de Biofísica e Ornitologia (ênfase em Microscopia Eletrônica e CT-Scan) e Biologia Evolutiva de Estruturas, atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia, morfologia-funcional e estruturas de penas. 

Dra. Emma Sherrat (The University of Adelaide)

A Dra. Emma Sherratt concluiu seu doutorado na University of Manchester e Natural History Museum, London, possuindo reconhecimento internacional, sobretudo nos E.U.A e Austrália. Nestes países, realizou parcerias e conduziu seu projeto de pós-doutorado, tornando-se uma das maiores especialistas na análise estatística de formas orgânicas (morfometria). Atua com biologia evolutiva, motivada pela compreensão acerca da origem da diversidade de organismos viventes, focando nos processos que conduzem à evolução morfológica por meio das transições ecológicas e de transformações no desenvolvimento. Tal expertise a permite trabalhar com diversos táxons de metazoários, incluindo mamíferos, anfíbios, repteis, ovos de pássaros, moluscos e gramíneas. Possui atualmente um índice H de 14, tendo publicado mais de 40 artigos científicos em revistas internacionais de grande abrangência, tais como Evolution, Nature, Evolution and Development, Biological Journal of the Linnean Society, BMC Evolutionary Biology, Proceedings of the Royal Society: London, etc.

Realização

Laboratório de Anatomia Comparada de Vertebrados (UnB)

Parceiros

Apoio e Financiamento

Laboratório de Ictiologia Sistemática (UnB)

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • Twitter
  • Instagram

Simpósio de Morfologia Comparada de Vertebrados