Submissão de Resumos:

Segunda chamada para submissão de resumos encerrada em 26 de junho!

Normas para submissão:

1. Condições para a submissão dos trabalhos

  • Ao menos um dos autores do trabalho deverá estar com a inscrição confirmada no evento;

  • Ao menos um dos autores deverá estar presente na apresentação do trabalho;

  • Cada autor poderá submeter no máximo três (3) trabalhos por inscrição, mas pode participar da autoria de quantos mais trabalhos quiser.

 

2. Formato da submissão

  Os trabalhos científicos deverão ser submetidos na forma de resumo estruturado contendo título (até 160 caracteres, com espaços), autores, afiliação, palavras-chave (mínimo três, máximo seis, em ordem alfabética) e agência financiadora (opcional). O resumo em si deve ter até 1800 caracteres (com espaços), apresentando Introdução/Material e Métodos/Resultados e Conclusões, mas ser feito como um texto corrido, de um parágrafo apenas, sem cabeçalho para as seções. O resumo pode ser submetido em português, inglês ou espanhol.

  Será requisitado, no momento do envio do resumo, o autor informe o formato sugerido para apresentação (apresentação oral ou pôster), o nome do responsável pela apresentação do trabalho, e qual área da morfologia de vertebrados o trabalho mais se adequa, dentre as seguintes opções:

  • Anatomia descritiva;

  • Anatomia comparada;

  • Morfologia funcional;

  • Morfometria geométrica;

  • Métodos Filogenéticos Comparativos;

  • Evolução e Desenvolvimento (EvoDevo);

  • Educação e divulgação científica;

  • Outra;

 

3. Avaliação dos trabalhos

  Os trabalhos serão encaminhados a pareceristas da equipe técnica do SiMorf, que avaliarão o conteúdo e mérito acadêmico considerando os seguintes critérios:

  • Pertinência/importância do trabalho em relação a sua subárea de conhecimento;

  • Clareza e objetividade na comunicação;

  • Obediência às normas de forma;

  • Resultados concretos e conclusões.

 

4. Resultados

  Os autores receberão um e-mail quanto ao aceite e formato do trabalho até Domínio do objeto, capacidade de organização e exposição das ideias;

 

  A comissão científica do SiMorf se reserva no direito de aceitar ou rejeitar o pedido de formato da apresentação, o qual será informado aos autores quando do aceite de seus trabalhos.

 

5. Formato de apresentação

Apresentação oral

  As apresentações orais consistirão em exposições orais sequenciais de 15 minutos por apresentador (sugerimos 10 minutos para a apresentação e até 5 minutos para perguntas e discussão). O apresentador contará com projeção de slides digitais, e deve apresentar seu arquivo de slides durante o horário de 10-10:30h do dia de sua apresentação.

Sugerimos formatos que possibilitem a maior compatibilidade do arquivo (como PDF), mas serão aceitas também apresentações nos formatos .ppt, .pptx, .pot, .potx, .ppsx e .odp. Não será possível que o apresentador use computador próprio. Todas as apresentações de determinada sessão serão colocadas em um computador único na sala de apresentação.

  A organização do SiMorf não se responsabiliza por problemas de compatibilidade entre computadores, e solicita que os apresentadores verifiquem suas apresentações antes do início da sessão.

 

Pôster

  As apresentações de trabalho científico em formato de pôster ou painel físico ocorrerão no formato de Sessão de Pôsteres, com exposição do painel pelo apresentador de forma presencial. Os painéis poderão ser fixados nos suportes na manhã do dia em que ocorrerá a apresentação do pôster. O painel físico de papel ou lona deverá ter as dimensões máximas de 90 cm por 120 cm em orientação retrato. O painel deverá ser confeccionado e impresso pelo apresentador.

 

6. Avaliação e premiação dos melhores trabalhos

  As apresentações orais e pôsteres serão avaliadas por membros de uma comissão avaliadora, de maneira a premiar os melhores trabalhos de cada categoria.

As apresentações serão pontuadas de acordo com:

   1.Clareza e objetividade na exposição da questão central, objeto e objetivos;

   2. Apresentação adequada da metodologia usada;

   3. Clareza e coerência entre os resultados obtidos, discussão e conclusões derivadas;

   4. Domínio do objeto, capacidade de organização e exposição das ideias;

   5. Uso correto da norma linguística no idioma escolhido;

   6. Qualidade do material gráfico (tabelas, figuras, gráficos, etc.) apresentado;

   7. No caso de apresentação oral, adequação da exposição ao tempo previsto.

  As melhores apresentações serão premiadas na cerimônia de encerramento, no último dia do evento, iniciando às 17:15. 

Siga-nos nas redes sociais!

  • Facebook ícone social
  • Twitter
  • Instagram

Simpósio de Morfologia Comparada de Vertebrados

Apoio e Financiamento